Nossa História


O Grupo Escolar de Vila Padre Traezel foi inaugurado em 06 de junho de 1968, levando esse nome em homenagem ao Padre Bruno Traezel que trabalhou na Paróquia Sagrada Família de Cerro Largo, e faleceu em conseqüência de acidente automobilístico.
Estiveram presentes na inauguração, dentre outras autoridades, o então Governador do Estado Sr. Walter Perachi de Barcelos, a Senhora Zoé Porciúncula, Delegada de Educação e o Senhor José Otto Theobald, Prefeito Municipal.
A primeira Diretora foi a Senhora Guiomar Nunes Morais e hoje está sob a Direção das professoras Bernadete Thum, Nelsi Inês Welter Hartmann e Janice Henrich.
O número inicial de alunos era de 136 e hoje a Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Traezel atende aproximadamente 280 alunos. 

Um pouco mais sobre Nossa História

A Pe. Traezel tem uma história que iniciou em 1968, quando foi inaugurada sob o nome de GRUPO ESCOLAR DE VILA Pe.  JOÃO TRAEZEL. Com um número inicial de 136 alunos, distribuídos de 1ª a 4ª série, tornou-se uma realidade  significativa para a comunidade,  que vivia a certeza de que  era uma escola que daria certo. A diretora, professora  Guiomar Nunes Moraes administrava a escola, que tinha três salas de aula, uma secretaria, uma cozinha  e banheiros e que, mais tarde, foi ampliada. 
Em 1979, a escola pode contar  com a autorização de funcionamento do Jardim Nível B e em 1983, passou a se chamar ESCOLA ESTADUAL DE 1º GRAU INCOMPLETO PADRE TRAEZEL.  No ano de 2002, foi denominada ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL Pe. TRAEZEL. Neste ano, também, foi inaugurada a Quadra de Esportes, com a presença de autoridades e do Governador do Estado, Olívio Dutra.
Hoje, a equipe diretiva é formada pela diretora, Professora  Bernadete Thum e pelas vice-diretoras,  Professora Janice Henrich e Professora Nelsi Inês Welter Hartmann. São 23 professores, 6 funcionários e aproximadamente 280 alunos,  que vivem a integração FAMÍLIA-ESCOLA-COMUNIDADE, construindo a parceria do respeito, da solidariedade, da responsabilidade e da construção  do conhecimento.
O planejamento coletivo, voltado ao ensino de qualidade, à valorização da cidadania e ao aprimoramento de valores fazem a filosofia da escola:“ATRAVÉS DA VALORIZAÇÃO DO SER E DO SABER E, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS, NA VIVÊNCIA DE VALORES HUMANISTAS, BUSCAMOS A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS ATUANTES E RESPONSÁVEIS, PROMOVENDO A TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE EM QUE VIVEMOS”.
A  Escola Estadual Ensino Fundamental  Pe. Traezel constitui-se em um ambiente acolhedor, em que o aluno é desafiado na busca constante do conhecimento, de forma dinâmica e integradora da reflexão-ação. E representa um lugar onde crianças e adolescentes aprendem, um com o outro, um jeito novo de ser feliz...
Mostra-se engajada aos anseios sociais e políticos de uma sociedade cerro-larguense  em transformação. E participa de eventos culturais e sociais, promovendo a formação de sujeitos colaboradores e responsáveis, tanto no cultivo de valores, quanto nas mais diferentes  comemorações...
Optando por desenvolver  uma metodologia coerente com sua filosofia, a VALORIZAÇÃO DO SER, DO SABER, DO FAZER E DO CONVIVER representa traço forte desta escola embasada nos princípios e objetivos do PROJETO PEDAGÓGICO,  construído, em parceria, pela comunidade escolar. Atividades recreativas e culturais mostram os momentos mais marcantes desta história que tem 45 ANOS desenhados no comprometimento com a criatividade e com  a alegria que se tem em se fazer parte desta FAMÍLIA Pe. TRAEZEL.
Se existe um grande sonho? Existe, sim... E representa um sonho ligado à visão autêntica de cada personagem de nossa história iniciada em 1968 e escrita até agora – mas que não pára por aqui... Representa um sonho ligado à construção de um  “nosso mundo” melhor pra se viver, pra correr, pra brincar, pra crescer: o sonho de um espaço ampliado de cenário perfeito para uma história que vem dando certo: A HISTÓRIA DA ESCOLA Pe. TRAEZEL.

Um comentário: