terça-feira, 24 de abril de 2012

Dia das Mães

Ser mãe é um grande desafio. Mãe é sinônimo de dedicação e de carinho. É saber dar autonomia, saber dizer "não" e "sim". É transmitir valores. É ser exemplo...
E o dia desta figura especial de nossas vidas está chegando. O dia da mãe-avó, da mãe-tia, da mãe-adotiva, da mãe-mãe... enfim daquela mulher que nos quer bem e que nos acalenta, nos cuida e procura fazer o melhor por nós. As mães nos ensinam muito todos os dias através do seu exemplo, das suas palavras e também através do seu silêncio.
Veja abaixo o a escritora Lya Luft relata em uma entrevista ao site "educar para crescer"

"Com minha mãe Wally, aprendi, sobretudo, a alegria. Ainda escuto suas risadas por aí. Outra coisa foi a elegância, que nunca aprendi direito.Era uma linda mulher,que meu pai tratava como rainha.Ela gostava de perfumes e de flores. Lembro dela cortando rosas nos canteiros do nosso jardim, mostrava-me o seu aroma incrível e depois as botava em vasos na sala. Sabia os nomes de muitas delas. Eram nomes hieráticos, mágicos. Era otimista,e costumava nos animar a todos. Para ela a vida não era nem difícil nem chata, mas cada dia um chamado de muitas pequenas coisas boas: a família,sua casa,o jardim grande feito um parque, as muitas amigas e primas, convivendo bastante como ocorre em cidades pequenas.
Era extremamente cuidadosa com a casa e nisso eu sempre a frustrei, pois os trabalhos da casa, mesmo com empregadas, me davam horror. Nunca aprendi a fazer direito a minha cama, a arrumar bem meus armários e ela se queixava de que eu era a única menina, entre todas as filhas de suas amigas e primas, que não era nem seria prendada... Ao contrário de meu pai, que foi certamente meu maior amigo, ela não era severa em questões de escola, e quando eu tirava notas baixas em alguma matéria no boletim, me consolava dizendo que nunca tinha sido muito boa aluna, mas era tão feliz.
Com minha mãe, aprendi resistência e coragem quando vieram tempos duros, e com ela muito sofri quando sua beleza, sua alegria, foram-se perdendo na sombra de uma doença cruel chamada Alzheimer.
Acho que as coisas importantes da vida foi com ela que aprendi. Não tão bem quanto quereria, mas seu jeito, suas manias, seus encantos, sua visão e vida, continuam em mim".


Legal né!???
Agora é a sua vez de registrar aqui o que você aprendeu com  a sua mãe.

78 comentários:

  1. Com a minha mãe Lucélia. Eu aprendi muitas coisas boas e legais que nunca vou me esquecer, ela me ensinou a ser estudiosa, a respeitar as pessoas mais velhas e também uma coisa muito mais inportante: ela me ensinou a amar Jesus por que ele sempre vai nos ajudar na nossa vida.
    FELIZ DIAS DAS MÃES!
    KAMILA SELBACH MOMBACH

    ResponderExcluir
  2. Com minha Mae M.Odete eu aprendi a me cuiudar,
    e me ajudou a ler, escrever e muito mais.

    FELIZ DIA DAS MÃÃÃÃÃÃÃES
    Eliana Birck

    ResponderExcluir
  3. Com minha mãe Neusa eu me divirto muito. Ela me ajuda eu estudar para prova e também me ajuda a fazer o tema. Me ensinou a ler, escrever e a fazer as tarefas de casa.Te amo muito mamãe.

    Alysson Kopp da Silva

    ResponderExcluir
  4. Com a minha mãe Valdeci eu aprendi a amar, a respeitar,a fazer todas as coisas boas. Eu tive ajuda dela para aprender a ler e escrever.
    Eu a AMO muito. Quero que Deus a abençoe e cuide de todas as Mãmaes do mundo.
    Eu desejo a todas as mães do mundo um FELIZ DIA DAS MÃE.

    Camila Miranda Anschau

    ResponderExcluir
  5. com minha mae Ilizete aprendi a respeitar os meus amigos, colegas e todas as pessoas.Aprendi a ser inteligente e a brincar direito. Feliz Dia das Mães
    RODRIGO LUBINE

    ResponderExcluir
  6. Com minha mãe Eliane aprendi a caminhar, a correr, a brincar, a tomar banho, a comer a estudar, a ter amigos a respeitar todos e muito mais feliz dia das mães.
    Leonardo Caetano Peyrott

    ResponderExcluir
  7. Com a minha mãe Clarice aprendi muitas coisas:Quando eu tinha 1 aninho ela me ensinou a falar;com 2 a andar;com 3 ,4,5,6,7,8 ,até hoje ela me ajuda com tudo.
    Resumindo mãe eu te amo muiiiiito!!!
    Feliz dia das mães!!!
    Laura Schmitt Pereira!

    ResponderExcluir
  8. Com minha mãe Pacífica aprendi várias coisas: a jogar bola, ser generosa e cuidadosa e muito mais. Feliz Dia das Mães. Te amo!!
    Laura Backes

    ResponderExcluir
  9. Com minha mãe Madalena apredi a caminhar,coRrer,falar,brincar, a amar e a ser uma pessoa boa.
    Lidiane da Silva Lopes

    ResponderExcluir
  10. Com minha mãe Iara Inêa Hister Lang aprendi várias coisas: arrumar minha cama, lavar louça, varrer a casa e muitas outras coisas. Eu agradeço por ela por tudo que me fez muitoooooo obrigado por tudo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    HENRIQUE HISTER LANG

    ResponderExcluir
  11. Com minha mãe Daguimar aprendi varias coisas como por exemplo; a escrever,ler,falar correr,amar,nadar,respeitar as pessoas,a ser responsável,a ser educada e ser uma pessoa honesta.
    Giovana andrade

    ResponderExcluir
  12. Com minha querida mãe Denise aprendi a andar, correr, amar e acima de ser generoso
    e bem educado ela sempre esteve presente.


    Bruno pires Bastos

    ResponderExcluir
  13. Com minha mãe Inácia B.Schein eu aprendi a ser educado, honesto, amoroso e muito mais.
    Daniel Schein.

    ResponderExcluir
  14. Com minha mãe Maria Nilse Follmann Rauber aprendi a correr, brincar, pular, escrever, a fazer o tema de casa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Igor André Rauber

    ResponderExcluir
  15. Com minha mãe Neusa eu aprendi a ser independente e tambem aprendi a ser educado, estudioso, a andar ,falar,brincar ,varrer e muito mais.
    Elton Andrei Rangel Chuquel

    ResponderExcluir
  16. Com minha mãe Sandra aprendi tudo até hoje, a caminhar, brincar, falar, amar e o mais importante, respeitar todos.
    Érica Luft Welter

    ResponderExcluir
  17. Com minha mãe Marlene aprendi a ser mais gentil, ser mais responsável, dedicada, ter interesse pelas coisas, respeitar outros, ajudar quem precisa.
    Maria Eduarda Freitas.

    ResponderExcluir
  18. Com minha mãe Léia aprendi a caminhar,ser legal,batalhadora e o mais importante de tudo aprendi e aprendo cada vez mais e mais a ser feliz.E por isso agradeço todos os dias a Deus pela mãe que Ele me deu para me ela me criar e um dia poder me colocar no mundo então espero que todos sigam esse exemplo de agradecer a Deus todos os dias pela mãe que tem. Desejo um feliz e abençoado DIA DAS MÃES.
    Vanessa Priscila Koinowski

    ResponderExcluir
  19. Com a minha mãe Alice aprendi muitas coisas como respeitar os mais velhos, não ser mal educada, ajudar os outros e nunca se meter onde não deve e não ouvir as conversas dos outros.
    Mariane Thomas Xavier

    ResponderExcluir
  20. Com minha mãe Juliana aprendi a ser carinhoso querido,educado,gentil, alegre,e feliz. Tambem aprendi a tomar banho certo e fazer as lições de casa. Também sempre quando çhego da escola sempre dou um beijo nela, e por iso que eu comprei um presentinho pra ela.Um beijo mamãe de seu filho Julio.

    ResponderExcluir
  21. Com a minha mãe Simone F. Schmitz eu aprendi a ser educado, amoroso, feliz e amigo. FELIZ DIA DAS MÃES;MÃE!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  22. Com minha mãe Luciana aprendi a ser educada, honesta, amorosa, sincera, generosa e a fazer os temas etc.
    Laura Selbach.

    ResponderExcluir
  23. Com a minha mãe Claudia aprendi a falar, caminhar e andar de bicicleta. e ser estudioso.
    Magalisson Augusto dos Santos Dumke

    ResponderExcluir
  24. Com minha mãe Rozelaine aprendi a ser educado, legal carinhoso, querido, gentil e também sempre quando chego em casa do um beijo.
    Tiago Hilbig

    ResponderExcluir
  25. Com minha mãe Rosane aprendi muita coisa legal,ler escrever.devo toda a minha inteligência a ela.
    Obrigado por tudo,Mãe
    FELIZ DIA DAS MÃES

    Dênis F. de Morais

    ResponderExcluir
  26. Com minha mãe Vanusa aprendi a ser mais gemtil, educado, genoroso, estudioso e bom para as pessoas.
    Mateus Brum Reis

    ResponderExcluir
  27. Minha mãe Daura me deu muitos bons exemplos para viver feliz, com alegria, saúde, amor, inteligencia... E tenho sorte de ela viver comigo e com meus irmãos, e eu nunca vou esquece-la.

    Júlia Z. M.

    ResponderExcluir
  28. Com a minha mãe Graciela aprendi muitas coisas legais como: se gentil, educada, e a ser cudadosa.
    Eu amo minha mãe de todo o meu coração e sei que cada um que conhece ela gosta dela por que ela é muito gentil, legal a minha mãe é tudo de bom que nós podemos acreditar
    FELIZ DIA DAS MÃES. TE AMO MÃE
    GABRIELY S.W.

    ResponderExcluir
  29. Aprender com nossa mãe, é aprender com sabedoria, paz, amor, felicidade, carinho, compreenssão, é um jeitinho especial. Existem mães de todos os jeitos, nem uma mãe é igual mas todas tem carinhos por seus filhos.

    FELIZ DIA DAS MÃE
    QUE SEUS SONHOS SE REALISEM
    UM BEIJÃO DE SUA FILHA EDUARDA WILDCHEN.

    ResponderExcluir
  30. Com minha mãe Maristela aprendi muita coisa. A ser educada, gentil. Eu gosto muito dela. Um beijo da sua filha Caroline .
    Caroline Griebler .

    ResponderExcluir
  31. Com minha mãe Rosimari aprendi ser divertida, carinhosa, gentil e educada.
    Aprendi a amar a familia e com isso digo uma coisa muito bonita TE AMO MÃE
    Joana Viana Munchen.

    ResponderExcluir
  32. Com a minha mãe Nara eu aprendi a ser educado e bom. Mãe você É meu dia e minha Noite
    Erik Augusto Catano ROMAN

    ResponderExcluir
  33. A minha mãe tem um nome tão bonito que é Magali. Desculpe mão se nos brigamos as vezes. Obrigado por tudo que você faz por mim. Do seu filho Iago.

    ResponderExcluir
  34. Dani te amo muito, as vezes brigamos mas la no fundo do
    meu coração nos adoramos 100% ja o papai 99% por que a
    mãe é que me teve na sua barriga, mora no meu coração.

    Caroline E.A.

    ResponderExcluir
  35. Com minha mãe Simone eu aprendi tudo: a caminhar, ser educado, .. Mais o que eu aprendi de mais importante: a
    Amar.Ela é meu coração e tudo.
    Elyezer c.Anjos.

    ResponderExcluir
  36. Janete você é especial, cuidadosa, carinhosa, amorosa, amigável e incriveL, nunca vou me esquecer de você. Obrigado pelo seu amor.

    FELIZ DIA DAS MÃES
    VOCÊ É UM ANJO E UMA ESTRELA
    UM ABRAÇO DE LETICIA SCHAMATZ.

    ResponderExcluir
  37. Eu amo minha mãe Vanderleia de todo meu coração :D eu aprendi com ela muitas coisas legais ela é muito legal eu amo ela

    FELIZ DIAS DAS MÃES !!!!
    de Rafaela Porsch m
    v

    ResponderExcluir
  38. Com a minha mamãe Gislaine aprendi a respeitar as pessoas, ser estudioso e fazer o bem.
    Feliz dia das mães! Te amo muito
    Do filho Michel da Silva Fontoura...

    ResponderExcluir
  39. Com minha mãe Ivone aprendi a respeitar os outros, a ser honesta, a ser querida e educada. feliz dia das mãe de Thais.

    ResponderExcluir
  40. Mamãe Loreni com você eu aprendi a ser educado, a respeitar as pessoas, a caminhar, a comer, etc...
    Você é muito legal. Você mora dentro do meu coração e você é um amor

    FELIZ DIA DAS MÃES
    UM ABRAÇO DE PATRICK LUIS THOMAS

    ResponderExcluir
  41. Com minha mãe Liane aprendi a ser educada, a respeitar as pessoas, a ser responsável, a me comportar, a amar tudo e a todos e muitas outras coisas ...

    TE AMO MÃE !!!! Com você eu soube a Viver mais

    De: Nicoly Lunkes Borghetti
    Para: Liane B. Lunkes Borghetti

    ResponderExcluir
  42. Com minha maẽ Julieta aprendo a ser educado, a não mentir e ser honesto
    Eu amo a minha mãe. Feliz dia das mães
    Rafael Dalla Barba

    ResponderExcluir
  43. Com minha mãe Tere aprendi que preciso respeitar, ser honesta, ser educada, aprendi
    muitas coisas. Feliz dias das mães de Leticia Posowithi.

    ResponderExcluir
  44. Aprendi com minha mãe Claudiane aprendi que se deve respeitar os adultos e que devo ser educado com as pessoas.
    Feliz Dia das Mães.
    Do seu filho Robson

    ResponderExcluir
  45. Como minha mãe Rose eu aprenti amar os outros.E obedecer. Gosto muito dela com amor Eliane.Feliz dia das mães

    ResponderExcluir
  46. Com minha mãe Leone me e ensinhou a respeitar os colegas e professores e os amigos e o pai e a mãe e ensinhou que não pode brigar e muito menos falar palavrões e que eu tem que ser educada.
    Da sua filha ketlyn

    ResponderExcluir
  47. A mãe Roselaine é aguela que me ensinou a brincar, aguela que me ensinou a falar, aguela que me ensinou a dar os meus primeiros passos. Feliz Dia das Mães. Um abraço do seu filho DHIONE

    ResponderExcluir
  48. Mamâe Eni Eu te Amo. Feliz dia das Mães.
    Um Abraço do Guilherme

    ResponderExcluir
  49. Minha mãe Janete me ensinou a respeitar os outros: do grande ao pequeno, e que devo ser cuidadoso.Também me ensina a tirar notas acima de 70.
    Seu filho Guilherme Ferst

    ResponderExcluir
  50. Com minha mãe Anita M. Fengler aprendi muiitas coisas boas sempre respeitar os mais velhos e mais novos.Ela sempre me apoiou muito bem e me fez feliz, sempre me ajudou e sempre perde a paciensia com os erros de português, mas sei que ela me ama.Feliz dia das mães.Adelita Wagner.

    ResponderExcluir
  51. Com minha mamãe Lindaura aprendi a cuidar da casa, a varrer o chão, a amar as pessoas e muito mais. Por isso gosto muito dela. Feliz dias das maẽs. Da filha Eduarda

    ResponderExcluir
  52. Com minha mãe aprendi respeitar os mais velhos e a obedecer.
    Feliz Dia das Mães.. do seu filho Iago

    ResponderExcluir
  53. Com a minha mãe Marlete aprendo a não falar mal dos idosos
    e aprendo a regar as plantas
    Beijos HENRIQUE.

    ResponderExcluir
  54. Com minha mãe Dirce eu apredi a amar, a andar, a respeitar, falar e a ser educada, a correr etc.
    Eu amo muito muito minha mãe Dirce.
    FELIZ DIA DAS MÃES DE TODO BRASIL.
    Camilli Iasmin welter.

    ResponderExcluir
  55. Com mminha mãe Fernanda aprendi a ser educada a ser gentil com todo mundo.
    Um abraço da filha Camila

    ResponderExcluir
  56. Com minha mãe Lisandra aprendi a não dizer palavrões e ser uma menina educada e estudiosa.
    Parabéns mamãe pelo seu dia. Sua filha Ana Laura

    ResponderExcluir
  57. Com minha mãe Reni aprendo a ser educada, estudiosa e a não brigar com os outros. Parabéns mãe. Sua filha Camili

    ResponderExcluir
  58. Com minha mãe Andreia aprendi a ser educado e estudioso. Parabéns mamãe pelo seu dia. Tiago

    ResponderExcluir
  59. Com minha mãe Denise aprendo a fazer carinho nos cachorros, aprendi a dar os primeiros passos, aprendi a tomar banho e a ser estudioso.E um abraço do seu filho DENNIS. Eu te amo.

    ResponderExcluir
  60. Com minha mãe Lorena aprendi a anda, a falar e também me ensinou a escrever o meu nome quando eu era bem pequena .
    Adoro você.
    UM abraço para todas as mães do Brasil
    RAISSA SCNEIDER DE SOUZA

    ResponderExcluir
  61. Com minha mãe Daniela aprendi a fazer várias coisas como: escrever,ler,tomar banho,comer. Felizmente minha mãe é legal comigo e me ensinou várias coisas e eu pretendo fazer o mesmo. Feliz dias das mães.
    Adrian Munir Halim!

    ResponderExcluir
  62. O nome da minha mãe é Rosa Maria. Com ela aprendi muitaaaaaas coisas. Aprendi que não posso ser chata e nem brigar, não ser egoista etc. Minha mãe é muitoooooooo legal, querida e muito carinhosa. Amoooooooo minha mãe.Sem ela eu não seria nada.
    Eu te amo mãe beijos de sua filha karla e um feliz dia das mães.

    ResponderExcluir
  63. com a minha mãe Rosa aprendi a ler, escrever,tomar banho arrumar a minhas bagunça, arrumar minha cama. Quando eu tiro notas baixas minha mãe fala para ir estudar. Também pede que na próxima vez eu tire uma nota melhor.
    um abraço para todas as mães do brasil e para a minha mãe.
    Do seu filho Jackson

    ResponderExcluir
  64. Minha mãe Márcia Regina Schneider foi minha primeira professora. Me ensinou que a vida não é só ter o que eu quero mas sim o que Deus quer que eu tenha. Ela sempre fica em cima de mim, mas sei que é pro meu bem .
    Ela sempre estara no meu SZ .
    Sua filha Marina

    ResponderExcluir
  65. o nome da minha mãe é SANDRA e gosto muito dela. Aprendo a ser estudioso e dedicado, a respeitar o próximo, e a não brigar...
    Juliano

    ResponderExcluir
  66. O nome de minha mãe é Cristiane Shuster.Com ela eu aprendi que eu tenho que estudar muito para ser uma coisa na vida. Aprendi que devo trabalhar e me esforçar em casa para ajudar ela, como: arrumar a cama, organizar o quarto e lavar a louça...Quando eu tiro 100 numa prova ela fica muito orgulhosa e eu tento sempre tirar essa nota para ela ter muito orgulho de mim.
    Mãe eu te amo muito e sempre vou te amar, de seu fiho Jean

    ResponderExcluir
  67. Com minha mãe Marta eu aprendi a ser educado,não bater no outros,ser legal,quando eu tiro notas baixas minha mãe manda eu refazer a prova e diz para eu ir melhor na prova.Parabéns mãe. De seu filho Vinicius

    ResponderExcluir
  68. Com minha mãe eu aprendi a ler,escrever e lutar pelo meu sucesso.Minha mãe me ensinou tambem que o dinheiro nao é tudo, a arrumar o meu quarto, lavar a louça e fazer comida quando ela não esta.Quando eu tiro notas boas ela me da presentes,e quando notas ruins ela me fala para estudar. Eu aprendi com minha mãe a ser estudiosa e a andar de bicicleta. Com minha querida mãe aprendi a amar e a respeitar os outros.
    Sabrina Martiny.

    ResponderExcluir
  69. Com minha mãe Flavia eu aprendi: andar, escrever, ser responsavel, falar, caprichar no tema de casa. Sem minha mãe por perto eu tenho quer lavar a louça e fazer minha janta.
    Mãe te desejo um feliz dias das mães do seu filho Ryan

    ResponderExcluir
  70. Com minha mãe Lenir aprendi que tem que respeitar os mais velhos e estudar para tirar notas altas. Quando tiro notas baixas estudo ainda mais para não ficar em recuperação. Ainda aprendi que não se deve comer de boca aberta e cheia.
    Renan Hilbig

    ResponderExcluir
  71. Mãe Mariléia, com voçê eu aprendi a amar, a respeitar os outros e a ser honesta. Eu jamais te esquecerei porque SEREMOS amigas de verdade mesmo se acomtecer alguma coisa, mesmo assim estarei do seu lado ....isso que eu escrevi foi voçe que me ensinou obrigado mãe ...
    Alessandra P. Sulzbacher

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bonito oque voce escreveu.
      Voce e bem verdadeira,PARABENS,voce e uma ecxelente amiga!!!
      seremos grandes amigas para "SEMPRE".
      Voces...
      MARINA
      CRISTIANE
      EU SABRINA
      E VOCE ALESSANDRA...Uma menina tao legal,sua mae deve se orgulhar de voce!!!!!
      SAO VREDADEIRAS AMIGAS.
      Obrigada por sempre me apoiar!!!!
      SEMPRE A
      SEMPRE B
      SEMPRE AMIGA DE VOCE!!!!!!!!!
      BEIJOES...E...BEIJOES
      ABRASSOS...E...ABRASSOS
      ASSINADO/A...SABRINA MARTINY.

      Excluir
  72. Com minha mãe Carem eu aprendi a ser educado e ser generoso. Tenho certeza que minha mãe é a melhor do mundo
    Mãe! oooooobrigadooooo por ter me botado no mundo
    te aaaaammmmmmmmmooooooooooo!!!!!!!!
    Eduardo Lopes Garcia

    ResponderExcluir
  73. MÃE VOCÊ FOI UMA BENÇÃO EN MINHA VIDA. JAMAIS TE ESQUECEREI. FIQUE COM DEUS.PARABÉNS LOIVA! DE SUA FILHA CRISTIANE HECK

    ResponderExcluir
  74. COM MINHA MÃE ESTER APRENDI O SENTIDO DA VIDA, A SORRIR, BRINCAR ,CANTAR... SE UM DIA TIREI NOTAS BAIXAS ELA ME INÇENTIVOU A MELHORAR DIZENDO PRA NÃO FICAR TRISTE. NA PRÓXIMA VOCÊ ACERTA. ESTEVE PERTO QUANDO ME MACHUQUEI OU ME SENTI INSEGURO,SEM ELA EU NÃO VIVERIA.
    DE HERON

    ResponderExcluir
  75. Com minha mãe Loreni Richter aprendi a respeitar os outros. Você me ajudou nos meus primeiros passos. Ajudou a comer quando não sabia, me ensinou a tomar banho. Sei que de vez em quando a gente briga mas logo se resolve. Também me ensinou que se deve comer com a boca fechada, me deu muitos conselhos quando precisava, me ajudou a fazer cálculos quando não sabia, eu adorava quando você me dava um montão de presentes. Me ensinou a lavar louça, pentear os cabelos, lavar os olhos, escovar os dentes, ter varios amigos.. é tão bom relembrar esses momentos, relembrar esse amor.
    TE AMO MÃE
    Félix Rafael Thoma

    ResponderExcluir
  76. Maẽ IARA você é tudo de bom. Vocẽ é 10 para mim. Mãe você me ensinou tudo o que eu preciso para viver. Mãe prometo te respeitar, te amar e te ajudar. Mãe, você me ensinou que dinheiro não é tudo.
    Feliz dia das Mães!
    EDUARDO BOHN

    ResponderExcluir
  77. A minha mãe elisangela me ensinou as palavras magicas e tambem me ensinou a ter boas maneras e me educou a ser gentil e me esnsinou a escovar os dentes a lavar as maoes e nao brigar por isso eu te agradeço mãe parabens de seu filho ;
    CARLOS EDUARDO MARQUES BRUM.

    ResponderExcluir