sábado, 29 de dezembro de 2012
Conclusão 8ª série
Nesta quinta-feira, dia 27 de dezembro, foi realizada a Conclusão do Ensino Fundamental da Escola Padre Traezel. Os 30 concluintes receberam os certificados da mãos da Diretora Bernadete Thum, da professora regente Helena Sandri e da Presidente do Conselho Escolar Iara Stracke.
Quatorze estudantes receberam a Medalha Alunos 100% Traezel. São alunos que fizeram todo ensino fundamental na escola.
O evento, realizado nas dependências do CCTN, foi prestigiado pelos familiares dos concluintes, professores e funcionários da escola.
Confira alguns flashes do evento clicando AQUI
quarta-feira, 19 de dezembro de 2012
Conquistas Matemáticas
Os estudantes Marcelo, Henrique, Augusto e Lucinei receberam Certificado de Menção Honrosa. Gabriel (no centro), além da Menção Honrosa, ganhou Medalha de Bronze. |
A OBM realiza-se anualmente em quatro níveis, de acordo com a escolaridade do aluno:
Nível 1 - para alunos matriculados nos 6º e 7º anos (antigas 5ª e 6ª séries) do ensino fundamental quando da realização da primeira fase da OBM.
Nível 2 - para alunos matriculados nos 8º e 9º anos (antigas 7ª e 8ª séries) do ensino fundamental quando da realização da primeira fase da OBM ou que, tendo concluído o ensino fundamental menos de um ano antes, não tenham ingressado no ensino médio até a data da realização da primeira fase da OBM.
Nível 3 - para alunos matriculados em qualquer série do ensino médio quando da realização da primeira fase da OBM ou que, tendo concluído o ensino médio menos de um ano antes, não tenham ingressado em curso de nível superior até a data de realização da primeira fase da OBM.
Nível Universitário - para alunos que ainda não tenham concluído o curso superior (normalmente estudantes universitários em nível de graduação, podendo ser estudantes de qualquer curso e qualquer período).
Todos os estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Escola Padre Traezel participaram das provas na primeira fase realizadas na escola. Destes, 5% foram selecionados para a segunda fase da olimpíada. Os estudantes Henrique Schmitt Busse e Augusto Stormoviski Rutz (Níve 1) e Marcelo Elias Knop e Lucinei Schmatz Schneider (Nível 2) receberam Certificado de Menção Honrosa. Gabriel Welter Hartmann, além da Menção Honrosa, ganhou Medalha de Bronze.
quarta-feira, 12 de dezembro de 2012
Conclusão Educação Infantil
Os 20 alunos da Educação Infantil da Escola Padre Traezel receberam, da professora Maria de Lourdes Almeida, diretora da Escola Municipal Padre Schardong, seus certificados de conclusão. O evento foi realizado ontem à noite, dia 11, no Centro Comunitário do Bairro Irmão Gabriel.
Após a solenidade, os pequenos apresentaram a peça "Casamento da Dona Baratinha". Em seguida foram agraciados com uma lembrança entregue pela professora da turma, Mariléia Thum. O evento também contou com a participação da equipe da secretaria municipal de educação, familiares, professores, funcionários e direção da escola. Uma confraternização marcou o encerramento desta atividade.
Veja algumas imagens do evento.
Após a solenidade, os pequenos apresentaram a peça "Casamento da Dona Baratinha". Em seguida foram agraciados com uma lembrança entregue pela professora da turma, Mariléia Thum. O evento também contou com a participação da equipe da secretaria municipal de educação, familiares, professores, funcionários e direção da escola. Uma confraternização marcou o encerramento desta atividade.
Veja algumas imagens do evento.
quarta-feira, 5 de dezembro de 2012
Atividades de Natal
Estamos no mês do Natal! Preparando-nos para essa festa, alguns jogos natalinos. Bom trabalho!!
1 Quebra-Cabeça do Papai Noel
2 Encontre os Presentes
3 -Vestindo a Rena
5 - Ache os pares
6 Fazer um Bolo de Natal
7 Monte seu cenário de Natal
8 Memória de Natal
9 Decore a Árvore
10 - Pintando o Natal
11 - Pinte a cena natalina
12- Desenho natalino para pintar
Profe Marlete
1 Quebra-Cabeça do Papai Noel
2 Encontre os Presentes
3 -Vestindo a Rena
5 - Ache os pares
6 Fazer um Bolo de Natal
7 Monte seu cenário de Natal
8 Memória de Natal
9 Decore a Árvore
10 - Pintando o Natal
11 - Pinte a cena natalina
12- Desenho natalino para pintar
Profe Marlete
quarta-feira, 7 de novembro de 2012
Joâo Vitor autografando!
Nos dias 31 de outubro e 1 de novembro o aluno João Vitor da 1ª série da Escola Padre Traezel, acompanhado da professora Janice e da mãe, estive participando de uma sessão de autógrafos na 58 Feira do Livro em Porto Alegre. O estudante é um dos 4 selecionados da 14ª Coordenadoria Regional de Educação a participar do livro "Crianças do RS escrevendo histórias". O projeto, que está em sua 20º edição, teve uma sessão de autógrafos na Praça da Alfândega e uma cerimonia de premiação na capital gaúcha. Parabéns João Vitor, professora e familiares.João Vitor na cerimônia de premiação |
João Vitor com o Patrono da Feira |
quarta-feira, 3 de outubro de 2012
Projeto Trabalho e Consumo
Em meados de agosto a Comunidade Escolar Padre Traezel está envolvida com ações do Projeto Trabalho e Consumo com equilíbrio e responsabilidade. Os estudantes da 2ª a 5ª série assistiram e estão discutindo e refletindo sobre o Filme Wall-e. Na sequencia produzirão textos e confeccionarão objetos com sucatas. As obras farão parte de uma exposição.
Confirma abaixo uma sinopse do enredo do filme, bem como, algumas reflexões acerca do Wall-e.O filme se inicia no ano de 2700, tendo como cenário principal o nosso planeta, basicamente desabitado. Ele se apresenta como um grande depósito de lixo, no qual o personagem principal do filme, Wall-e[1][1], trabalha para compactar e organizar todo esse entulho, sozinho, uma vez que seus companheiros de profissão já se encontram estragados. Assim, ele e sua barata de estimação são os únicos habitantes daquele planeta cinzento.
Wall-e, assim como outros robôs, foram enviados para a Terra pela empresa BNL para executar esse serviço. Enquanto isso, os seres humanos se protegem de toda a toxidez de nosso planeta na estação espacial Axiom. O plano era que ficassem somente por cinco anos ali, esperando a conclusão de tal trabalho para retornarem ao nosso planeta; mas acabam ficando por aproximadamente 700 anos. Para verificar se a Terra já está habitável, a empresa envia robôs para lá, sendo um deles a Eva (Examinadora de Vegetação Alienígena), que se apaixonará pelo personagem principal (e vice-versa).
Percebemos, ao longo do filme, que os seres humanos que estão a bordo da estação espacial estão tão acomodados que são incapazes de se levantar sozinhos, ou de se locomover sem auxílio de aparelhos especiais para tal. Bastante rechonchudos, gastam seu tempo basicamente comendo, fazendo com que os robôs executem seus desejos mais banais. Além disso, vivem envoltos por uma tela que projeta imagens, deixando-os tão passivos que se tornam incapazes de reconhecer e analisar o mundo à sua volta – e também de se relacionar com as outras pessoas. Seus antepassados foram incapazes de lutar pelo planeta, deixando-o para trás, cheio de entulhos, para continuarem suas vidas preguiçosas e contaminadas pela inércia.Assim, esse filme, extremamente criativo e cativante, ao mesmo tempo em que mostra o romantismo entre os dois referidos robôs, fornece diversos pontos relativos à questão do lixo que podem ser discutidos, mas vai mais além ao mostrar outras facetas do consumismo e facilidades da vida moderna, tais como a alienação, comodismo, preguiça e problemas de saúde. Com certeza é um material muito rico para diversas atividades relacionadas ao ambiente escolar, que podem ser conduzidas pelos mais diferentes educadores, que devem sempre tentar alertar quanto à responsabilidade de cada um, e quanto ao que pode ser feito, buscando ações concretas e coerentes.
Fonte: Brasil Escola disponível em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/o-filme-walle.htm
[1][1]Waste Allocation Load Lifters - Earth– Levantador de Carga para Alocação de Lixo – Classe 'Terra'
Boas Notícias!
Mais fotos: CLIQUE AQUI |
Os textos dos alunos João Vítor Mumbach, da 1º série; Eduarda Klein Schorr, da 2ª série; Raíssa Schneider de Souza, da 3ª série; Dênis Frantz de Moraes, da 4ª série; Juliano Purolnik Faistel, da 5ª série; Bernardo Slodowski Sander, da 6ª/8; Sophia Lunkes Borguetti, da 6ª/9; Ana Clara Schneider Ribeiro, da 7ª série e Dalvan Kasper Steffens, da 8ª série foram selecionados, inicialmente a nível de escola, para participar do projeto “Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias”. Confira as conquistas:
Livro " Crianças do Rio Grande e Jovens Escrevendo Histórias"
O aluno João Vítor Mumbach, da professora Janice Henrich, teve o seu texto classificado para o Livro do Crianças do Rio Grande e Jovens Escrevendo Histórias, e esteve autografando, nesta quinta-feira, em Santo Ângelo. Além disso o escritor mirim estará participando da Feira do Livro, em Porto Alegre, em novembro. Oportunidade em que novamente estará distribuindo autógrafos junto com escritores renomados.
Livro "Crianças e Jovens da 14ª Escrevendo Histórias"
Os textos dos estudantes João Vítor, Eduarda, Dênis e Bernardo tiveram seus textos divulgados no livro em nível de 14ª CRE, de Santo Ângelo. A sessão de autógrafos aconteceu na quinta-feira, dia 27 de setembro.
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Bernardo Slodowski Sander, da 6ª/8, na categoria Memóriase Marina Schneider Ribeiro, da 5ª série, na categoria Poema tiveram sua produção selecionada a nível de escola. Após seleção a nível municipal, os textos acima mencionados, participam da etapa estadual.
Parabénsestudantes e professores que participaram (escrevendo e motivando) destes projetos que estimulam e valorizam a produção textual. Ações de incentivo a leitura e a escrita desenvolvidas na escola e a determinação e dedicação dos leitores e escritores mirins da instituição foram determinantes para as conquistas.
Confira mais fotos clicando AQUI
As águas*
A nossa água é muito importante. Todos os seres vivos precisam de água por que sem ela nós morremos.
Bom, as pessoas não cuidam muito da água, acham que ela nunca vai acabar, mas se não cuidarmos ela vai acabar bem cedo. As pessoas acham que não precisam cuidar: deixam as torneiras ligadas e lavam as calçadas com mangueiras.As águas dos rios estão ficando cheias de lixo, e os peixes estão morrendo. As águas dos rios eram sempre limpas, não se via nenhum lixo. E agora estão sujas.
Então, pense na água, pense que um dia ela vai acabar. Nunca deixe uma torneira aberta ou lave as calçadas com mangueiras. E se passar por um lugar onde isso estiver acontecendo, fale com a pessoa que estiver fazendo isto.Não tome banho demorado e nunca desperdice água. Lembre-se que ela pode acabar e cuidar dela é muito importante. Nós precisamos dela.
Texto da aluna Raíssa Schneider de Souza, da 3ª sériesexta-feira, 17 de agosto de 2012
Dia dos Pais na Escola
Pais recebem homenagem na noite de quarta-feira
Emoção, surpresa, admiração, gratidão, afeto coloriram a Comemoração dos Pais da Escola Padre Traezel. Grande número de famílias vieram prestigiar as apresentações dos alunos. O evento aconteceu no dia 15 de agosto, nas quadras da escola.
Agradecemos a participação e colaboração de todos, principalmente dos alunos que transforam a noite de quarta-feira em uma noite de revelação de talentos e de muita criatividade. Parabéns! Atividades como essa são fruto de um trabalho contínuo e integrado com toda a comunidade escola.
Emoção, surpresa, admiração, gratidão, afeto coloriram a Comemoração dos Pais da Escola Padre Traezel. Grande número de famílias vieram prestigiar as apresentações dos alunos. O evento aconteceu no dia 15 de agosto, nas quadras da escola.
Agradecemos a participação e colaboração de todos, principalmente dos alunos que transforam a noite de quarta-feira em uma noite de revelação de talentos e de muita criatividade. Parabéns! Atividades como essa são fruto de um trabalho contínuo e integrado com toda a comunidade escola.
CLIQUE AQUI e confira mais flashes do evento.
quarta-feira, 11 de julho de 2012
Alerta Gripe A
Estimados pais e estudantes!
Similares aos da gripe comum: febre, tosse, dor muscular, dificuldade respiratória e, em alguns casos, diarréia. (saiba mais...)
Importante que cada um faça a sua parte. Pequenos cuidados, que deverão se tornar hábito, são fundamentais para evitar o contágio. Qualquer dúvida ou sintomas da doença procure, o quanto antes, orientação médica.
Quais são os sintomas?Similares aos da gripe comum: febre, tosse, dor muscular, dificuldade respiratória e, em alguns casos, diarréia. (saiba mais...)
Como acontece a transmissão?
Tosse ou espirro e contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.
Tosse ou espirro e contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.
10 dicas básicas para prevenir a Gripe A?
- Ter hábitos saudáveis como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física;
- Manter o seu ambiente sempre arejado e iluminado;
- Lavar as mãos com frequência, utilizando bastante água e sabão, principalmente depois de assoar, tossir ou espirrar;
- Cobrir a boca com lenço descartável quanto tossir ou espirrar
- Evite tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies
- Usar sempre lenços de papel e coloque-os imediatamente no lixo
- Evitar contato próximo com pessoas que apresentem os sintomas da gripe
- Procurar um médico assim que perceber os sintomas da doença
- Não utilizar medicamentos sem orientação médica
- Evitar aglomerações e ambientes fechados
Mais informações:
quinta-feira, 31 de maio de 2012
Festa na Roça
Desde já marque na sua agenda: Festa na Roça da Escola Padre Traezel. Você não pode perder!
Data:29/06
Início: 20h
Local: Salão Paroquial de Cerro Largo
Animação: Garotos do Fandango
Atrações: Carreata da Alegria, quadrilha, desfile caipira, ...
Quitutes: pipoca, quentão e quentinho, rapadura, bolo de fubá, entre outros.
Prêmios para os participantes da festa tipicamente vestidos.
Contamos com a sua presença!
Data:29/06
Início: 20h
Local: Salão Paroquial de Cerro Largo
Animação: Garotos do Fandango
Atrações: Carreata da Alegria, quadrilha, desfile caipira, ...
Quitutes: pipoca, quentão e quentinho, rapadura, bolo de fubá, entre outros.
Prêmios para os participantes da festa tipicamente vestidos.
Contamos com a sua presença!
sábado, 12 de maio de 2012
Celebração das mães
Celebração, mensagens, canções e sorteio de prêmios marcaram o dia das mães da Escola Estadual Padre Traezel. O evento, que aconteceu no dia 9 de maio, contou com expressiva participação da Comunidade Escolar. Agradecemos a participação das famílias, estudantes, professores e funcionários da escola. Além disso, registramos um agradecimento especial para os coordenadores e componentes da Banda Municipal e do Grupo Amor Exigente que colaboraram com números artísticos.
Confira as fotos deste dia especial.
terça-feira, 24 de abril de 2012
Dia das Mães
Ser mãe é um grande desafio. Mãe é sinônimo de dedicação e de carinho. É saber dar autonomia, saber dizer "não" e "sim". É transmitir valores. É ser exemplo...
E o dia desta figura especial de nossas vidas está chegando. O dia da mãe-avó, da mãe-tia, da mãe-adotiva, da mãe-mãe... enfim daquela mulher que nos quer bem e que nos acalenta, nos cuida e procura fazer o melhor por nós. As mães nos ensinam muito todos os dias através do seu exemplo, das suas palavras e também através do seu silêncio.
Veja abaixo o a escritora Lya Luft relata em uma entrevista ao site "educar para crescer"
"Com minha mãe Wally, aprendi, sobretudo, a alegria. Ainda escuto suas risadas por aí. Outra coisa foi a elegância, que nunca aprendi direito.Era uma linda mulher,que meu pai tratava como rainha.Ela gostava de perfumes e de flores. Lembro dela cortando rosas nos canteiros do nosso jardim, mostrava-me o seu aroma incrível e depois as botava em vasos na sala. Sabia os nomes de muitas delas. Eram nomes hieráticos, mágicos. Era otimista,e costumava nos animar a todos. Para ela a vida não era nem difícil nem chata, mas cada dia um chamado de muitas pequenas coisas boas: a família,sua casa,o jardim grande feito um parque, as muitas amigas e primas, convivendo bastante como ocorre em cidades pequenas.
Era extremamente cuidadosa com a casa e nisso eu sempre a frustrei, pois os trabalhos da casa, mesmo com empregadas, me davam horror. Nunca aprendi a fazer direito a minha cama, a arrumar bem meus armários e ela se queixava de que eu era a única menina, entre todas as filhas de suas amigas e primas, que não era nem seria prendada... Ao contrário de meu pai, que foi certamente meu maior amigo, ela não era severa em questões de escola, e quando eu tirava notas baixas em alguma matéria no boletim, me consolava dizendo que nunca tinha sido muito boa aluna, mas era tão feliz.
Com minha mãe, aprendi resistência e coragem quando vieram tempos duros, e com ela muito sofri quando sua beleza, sua alegria, foram-se perdendo na sombra de uma doença cruel chamada Alzheimer.
Acho que as coisas importantes da vida foi com ela que aprendi. Não tão bem quanto quereria, mas seu jeito, suas manias, seus encantos, sua visão e vida, continuam em mim".
Legal né!???
Agora é a sua vez de registrar aqui o que você aprendeu com a sua mãe.
E o dia desta figura especial de nossas vidas está chegando. O dia da mãe-avó, da mãe-tia, da mãe-adotiva, da mãe-mãe... enfim daquela mulher que nos quer bem e que nos acalenta, nos cuida e procura fazer o melhor por nós. As mães nos ensinam muito todos os dias através do seu exemplo, das suas palavras e também através do seu silêncio.
Veja abaixo o a escritora Lya Luft relata em uma entrevista ao site "educar para crescer"
"Com minha mãe Wally, aprendi, sobretudo, a alegria. Ainda escuto suas risadas por aí. Outra coisa foi a elegância, que nunca aprendi direito.Era uma linda mulher,que meu pai tratava como rainha.Ela gostava de perfumes e de flores. Lembro dela cortando rosas nos canteiros do nosso jardim, mostrava-me o seu aroma incrível e depois as botava em vasos na sala. Sabia os nomes de muitas delas. Eram nomes hieráticos, mágicos. Era otimista,e costumava nos animar a todos. Para ela a vida não era nem difícil nem chata, mas cada dia um chamado de muitas pequenas coisas boas: a família,sua casa,o jardim grande feito um parque, as muitas amigas e primas, convivendo bastante como ocorre em cidades pequenas.
Era extremamente cuidadosa com a casa e nisso eu sempre a frustrei, pois os trabalhos da casa, mesmo com empregadas, me davam horror. Nunca aprendi a fazer direito a minha cama, a arrumar bem meus armários e ela se queixava de que eu era a única menina, entre todas as filhas de suas amigas e primas, que não era nem seria prendada... Ao contrário de meu pai, que foi certamente meu maior amigo, ela não era severa em questões de escola, e quando eu tirava notas baixas em alguma matéria no boletim, me consolava dizendo que nunca tinha sido muito boa aluna, mas era tão feliz.
Com minha mãe, aprendi resistência e coragem quando vieram tempos duros, e com ela muito sofri quando sua beleza, sua alegria, foram-se perdendo na sombra de uma doença cruel chamada Alzheimer.
Acho que as coisas importantes da vida foi com ela que aprendi. Não tão bem quanto quereria, mas seu jeito, suas manias, seus encantos, sua visão e vida, continuam em mim".
Legal né!???
Agora é a sua vez de registrar aqui o que você aprendeu com a sua mãe.
quarta-feira, 21 de março de 2012
História!
Olá amados leitores!
Parabéns pelas pesquisas que fizeram sobre a vida do Patrono da nossa biblioteca. Agora vamos continuar lendo as obras dele. Conforme prometido segue a versão virtual do livro "Os três porquinhos pobres" de Érico Veríssimo. CLIQUE AQUI e leia a história
Sinopse:
Parabéns pelas pesquisas que fizeram sobre a vida do Patrono da nossa biblioteca. Agora vamos continuar lendo as obras dele. Conforme prometido segue a versão virtual do livro "Os três porquinhos pobres" de Érico Veríssimo. CLIQUE AQUI e leia a história
Sinopse:
Os três porquinhos pobres conta a história dos irmãos Sabugo, Salsicha e Lingüicinha. Sabugo, o mais velho, era preto. Salsicha, o porquinho do meio, era ruivo. O mais novo se chamava Lingüiçinha e era malhado. Os três dividiam o mesmo chiqueiro no quintal de uma casa muito pobre. Certa noite, com medo de ir parar no forno, decidem fugir.Os porquinhos vão parar na cidade e entram de fininho num cinema. Para alegria dos três irmãos, o filme que estava passando era Lobo Mau - As aventuras dos três leitõezinhos, de Walt Disney. Os porquinhos se põem a torcer pelos leitões, gritando e dando pinotes na sala de cinema. O público fica assustado e a confusão se instala.Os três porquinhos pobres saem correndo e, inspirados pelos heróis do filme, decidem viver grandes aventuras, mas acabam se metendo numa grande enrascada. Para sorte deles, conhecem uma compreensiva Menina do Chapeuzinho Verde, que os acolhe em sua casa.O livro brinca com clássicos das histórias infantis e traz o estilo inconfundível de Erico Verissimo, um dos mais importantes escritores da literatura brasileira, autor de O tempo e o vento, além das belas ilustrações de Eva Furnari.
quarta-feira, 7 de março de 2012
Parabéns!!
Assinar:
Postagens (Atom)